Interesse pela Bíblia aumentou durante o último século, graças ao Concilio Vaticano II, sobretudo à Constituição dogmática Dei Verbum
Interesse pela Bíblia aumentou durante o último século, graças ao Concilio Vaticano II, sobretudo à Constituição dogmática Dei VerbumEste documento trouxe uma autêntica renovação espiritual e pastoral que interessou sobretudo a pregação, a catequese, o estudo da teologia, e o diálogo ecuménico, afirmou o Papa. No dia em que recebeu os professores, alunos e pessoal administrativo do Instituto Bíblico Pontifício, por ocasião do centenário da sua fundação.
aos responsáveis, Bento XVI apelou para que continuem na sua tarefa de aproximar a Bíblia da vida do povo de Deus, para que saiba enfrentar de maneira adequada os desafios inéditos que os tempos modernos lançam à nova evangelização. O Pontífice deseja que a Sagrada Escritura se torne, neste mundo secularizado, não só a alma da teologia, mas também a fonte da espiritualidade e do vigor da fé de todos os crentes em Cristo.