“Coragem, levanta-te, Continente africano”, encorajou o Pontífice, no final do Sínodo
“Coragem, levanta-te, Continente africano”, encorajou o Pontífice, no final do SínodoO projecto de Deus não muda. através dos séculos e das convulsões da história, ele visa sempre a mesma meta: o reino da liberdade e da paz para todos, afirmou Bento XVI, durante a Eucaristia de encerramento da II assembleia especial do Sínodo dos bispos para a África. aderir ao projecto de Deus implica a predilecção pelos que se encontram privados de liberdade e de paz, por aqueles que foram violados na sua dignidade de pessoas humanas.
Numa referência especial aos que em África sofrem a pobreza, doenças, injustiças, guerras e violências, migrações forçadas, o Santo Padre sublinhou que é partilhando até ao fim a condição dos homens e mulheres do seu tempo que a Igreja testemunha a todos o amor de Deus, semeando a esperança.
No final dos trabalhos do Sínodo, o Papa assinalou que, em tempos de globalização impõe-se renovar o modelo de desenvolvimento global, para que nenhum povo fique excluído. a urgente acção evangelizadora, de que muito se falou nestes dias, comporta também um premente apelo à reconciliação, condição indispensável para instaurar na África relações de justiça entre os homens e para construir uma paz equitativa e duradoura, no respeito de cada indivíduo e povo; uma paz que tem necessidade e se abre ao contributo de todas as pessoas de boa vontade, para lá das respectivas pertenças religiosas, étnicas, linguísticas, culturais e sociaisdefendeu.