é na prevenção que está a resolução – defende a União africana.com uma boa governação e integração dos refugiados podem obter-se grandes melhorias
é na prevenção que está a resolução – defende a União africana.com uma boa governação e integração dos refugiados podem obter-se grandes melhorias a União africana está reunida num encontro de dois dias (22 e 23 de Outubro), no Uganda, sobre os deslocamentos em massa no continente. No total, somam-se 17 milhões de refugiados. Segundo o jornal afrik.com, procuram-se soluções para um problema, que afecta particularmente a África Central. O evento reuniu, ontem, 46 países. Visa a ratificação de uma convenção sobre a protecção e assistência aos deslocados por um mínimo de quinze países. O acordo pioneiro na matériaproibiria, no futuro,deslocamentos massivos e forçados de populações.
aUnião africana recomendaaos governos que previnam os movimentos migratórios, quase sempre resultado de conflitos ou guerra civis. a boa governação, com respeito pelos direitos humanos e estado de direito, é um ponto importante. Devem ainda investir na integração dos refugiados que não desejam regressar ao país, sendo o alojamento a questão prioritária. Burkina Faso e Benimsão bons exemplos disso. Para acabar com os conflitos, na origem destes fenómenos, não se deve recorrer a soluções momentâneas, mas sim agir pela reconciliação dos campos opostos.