Mais dinheiro não basta para resolver a situação de pobreza em que vivem milhares. é preciso assegurar o respeito pelo conjunto dos direitos do homem
Mais dinheiro não basta para resolver a situação de pobreza em que vivem milhares. é preciso assegurar o respeito pelo conjunto dos direitos do homemNa mesma semana em que se comemorao dia mundial para a eliminação da pobreza, a amnistia Internacional chama a atenção da comunidade e dos dirigentes para a questão. a pobreza está na origem da pior crise dos direitos humanos da nossa época, afirmou Irene Khan. Para a secretária-geral da organizaçãoo conjunto de problemas que afecta o homem [discriminação, repressão das autoridades, insegurança, violência, entre outros] não podem ser ultrapassados com um simples aumento dos ganhos.
Os bens materiais sozinhos não asseguram o fim da discriminação nem melhoram a segurança – adverte a responsável. Toda a estratégia de redução de pobreza deve conferir aos pobres a capacidade de valorizarem os seus direitos, para que homens e mulheres possam tomar o destino nas suas mãos e obrigar os decisores a responder perante os seus actos, defende.
Os direitos económicos, sociais e culturais devem ser tão respeitados como os direitos políticos e civis. Não podemos abordar os direitos humanos separadamente ou de forma incompleta se quisermos resolver a questão da pobreza, declarou, durante a cerimónia do lançamento de um livro em Nova Iorque. Exemplifica: É tão importante lutar pelo direito a participação [cívica] como arranjar bens essenciais (). a protecção das pessoas contra a violência é tão relevante como o fim da discriminação. Para reduzir a mortalidade materna, são necessárias melhores condições sanitárias, mas é também necessário melhorar as condições das mulheres.