18 por cento dos portugueses são pobres e os pedidos de ajuda não param de chegar às instituições
18 por cento dos portugueses são pobres e os pedidos de ajuda não param de chegar às instituiçõesNo primeiro semestre do ano, 5201 pessoas procuraram o apoio social da assistência Médica Internacional, (aMI) através dos Centros Porta amiga. Foram mais 506 que em igual período do ano anterior. 1836 as pessoas que recorreram pela primeira vez ao apoio social da aMI, mais 24 por cento que durante o mesmo período no ano anterior.
Estes valores demonstram uma nítida tendência para um crescente número de casos de pobreza persistente, adianta a aMI. a grande maioria destas pessoas encontra-se em plena idade activa, entre os 21 e os 59 anos de idade.
Mais de 200 eventos por todo o país assinalam o Dia internacional para a erradicação da pobreza, que as Nações Unidas dedicam este ano aos direitos das crianças. Os investimentos nas crianças e a realização dos seus direitos estão entre as mais eficazes formas de erradicar a pobreza, pode ler-se na mensagem da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os cidadãos do mundo são chamados a participar na iniciativa Levanta-te e actua contra a pobreza. Em 2008 a campanha mobilizou 116 milhões de pessoas em todo o mundo, 93 mil em Portugal.