a Igreja não pode alhear-se do «mandato missionário de Cristo». Ela «não age para ampliar o seu poder ou reforçar o seu domí­nio, mas para levar a todos Cristo»
a Igreja não pode alhear-se do «mandato missionário de Cristo». Ela «não age para ampliar o seu poder ou reforçar o seu domí­nio, mas para levar a todos Cristo»É preciso reafirmar que a evangelização é obra do Espírito, e que antes mesmo de ser acção, é testemunho e irradiação da luz de Cristo através da Igreja local, que envia os seus missionários e missionárias para além de suas fronteiras, afirma o Papa. Na mensagem para o Dia mundial das missões de 2009, sob o tema as nações caminharão à sua luz, Bento XVI reforça o convite de que os fiéis são chamados a evangelizar, também por meio do martírio.
O Santo Padre recorda aqueles que, em situação de perseguição, de opressão dedicam a sua vida ao Evangelho. E não são poucos aqueles que, nos últimos anos, morreram por causa do seu Nome, escreve o Pontífice.
Bento XVI defende que toda a Igreja deve empenhar-se na missão ad gentes, enquanto a soberania salvífica de Cristo não está plenamente realizada. E salienta a importância da tarefa. Está em questão a salvação eterna das pessoas, o fim e a plenitude da história humana e do universo. Leia a mensagem.