268 militares da GNR vão assegurar a segurança durante os dias 12 e 13 de Outubro, naquela que é, normalmente, a segunda maior peregrinação do ano
268 militares da GNR vão assegurar a segurança durante os dias 12 e 13 de Outubro, naquela que é, normalmente, a segunda maior peregrinação do anoNão vai ser muito complexa em termos de fluxo de pessoas, afirma o major Nunes, da Guarda Nacional Republicana (GNR). a força militar não prevê um elevadíssimo número de fiéis em Fátima, dado que o dia 11 é dia de eleições e os dias 12 e 13 de Outubro são, respectivamente segunda e terça-feira, dias de semana.
a Guarda Nacional Republicana prevê dois picos de concentração de pessoas e viaturas. O primeiro deverá ocorrer antes da procissão das velas e Eucaristia, a 12 de Outubro, à noite, até às 01h. O segundo pico de afluência a Fátima ocorrerá no dia 13. Numa primeira fase, antes das celebrações, presididas pelo cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo. Numa segunda fase, com o regresso a casa dos peregrinos, até às 16h, já depois do adeus a Nossa Senhora, poderá haver maior tráfego a circular, nas saídas da cidade.
Os militares estarão em pontos chave da cidade de modo a assegurarem o sucesso da Operação Trindade 2009. Vão ser colocados nos sectores alpha, Bravo, Charlie e Delta. Há um corredor de evacuação das ruas João Paulo II, Cónego Formigão e anjo de Portugal, e um corredor de evacuação que ligam as duas avenidas.
ao serviço, a GNR conta com as equipas de investigação criminal, um pelotão da Unidade de intervenção, um grupo de operações especiais bem como homens de moto, bicicleta e a cavalo, a equipa de turist suport patrol, a unidade nacional de trânsito, equipas da cinotecnia, transmissões, Protecção da natureza e um helicóptero. a estes juntam-se os meios de assistência, o Posto de socorros do Santuário e os bombeiros, bem como os Escuteiros ajuda preciosa na ajuda às pessoas perdidas, salienta o major Nunes.