Estão alojados num campo de refugiados e recusam-se a mudar para outro. Em alternativa, querem regressar a casa, no Kivu do Norte, onde se sucedem confrontos
Estão alojados num campo de refugiados e recusam-se a mudar para outro. Em alternativa, querem regressar a casa, no Kivu do Norte, onde se sucedem confrontosMais de dois mil congoleses que estão refugiados no Burundi estão a ser desencorajados de regressarem às suas casas no leste da conflituosa República Democrática do Congo (RDC), numa advertência da agência de refugiados das Nações Unidas.
Os refugiados congoleses originários de uma região da província do Kivu do Sul, que faz fronteira com o Burundi, recusaram-se a serem reinstalados num acampamento recém-criado mais a leste, e como alternativa decidiram voltar para a região de Uvira, a oeste do Kivu do Sul, a sua terra natal.
O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) e as autoridades do Burundi estão há meses a organizar uma intensa campanha de informação para preparar os refugiados para o internamento voluntário no novo campo, que parece estar a falhar.