No encontro, jovens de 96 países podem manifestar as suas opiniões sobre formas de ultrapassar a crise. Os temas debatidos poderão ser aproveitados em próximos debates da UNESCO
No encontro, jovens de 96 países podem manifestar as suas opiniões sobre formas de ultrapassar a crise. Os temas debatidos poderão ser aproveitados em próximos debates da UNESCOTem início hoje, 1 de Outubro, o 6º Fórum dos Jovens da Organização das Nações Unidas para a Organização Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris. Conta com 143 jovens de 96 países e cerca de 50 observadores, em nome de 34 organizações. O encontro decorre até 3 de Outubro sob o tema geral Investir para sair da crise: parceria entre a UNESCO e organizações de jovens.
Os participantes, com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos, foram seleccionados pelos seus países de origem. Irão debater as possibilidades dos diversos estados de investirem nodesenvolvimento dajuventude para sair da crise. O tema será discutido durante a 35a conferência geral da UNESCO, a decorrer entre 6 e 23 de Outubro.
O último dia do evento conta com a participação do director-geral da organização das Nações Unidas, Koishiro Matsuura. Será emitido um relatório, posteriormente apresentado por dois jovens delegados aos 193 estados-membros. Entre os participantes, cinco jornalistas estão encarregues de fazer a cobertura dos debates. O fórum teve a sua primeira edição em 1999 e decorre todos os dois anos. O objectivo é dar voz aos mais jovens, para que possam exprimir as suas experiências, ideias e preocupações à UNESCO.