Refugiados congoleses que abandonaram as suas terras devido à insegurança são agora obrigados a regressar. No caminho de volta a casa ocorrem casos de violência e mortes
Refugiados congoleses que abandonaram as suas terras devido à insegurança são agora obrigados a regressar. No caminho de volta a casa ocorrem casos de violência e mortesPaíses da África Central procedem ao que chamam de operações de limpeza. Milhares de pessoas dos dois congos, refugiados em angola, foram expulsos do país, desde o início do ano. a República Democrática do Congo (RDC) respondeu como a mesma moeda,com o repatriamento detodos os angolanos sem papéis. O Congo também aderiu às operações, expulsando todos os deslocados da RDC.
De angola saíram mais de 15 mil desde o início de 2009. Do Congo, só em Setembro, 600 pessoas da RDC foram forçadas a regressaràs sua terras de origem, onde a segurança é muito pouca. após algumas hesitações em nome da boa relação entre países vizinhos, o governo de Kinshasa [capital da República Democrática do Congo] deu ordem de expulsão dos ilegais angolanos, na semana passada.
as condições em que decorrem estas operações são péssimas, denuncia o jornal afrik.com. Os deslocados chegam a percorrer mais de 1000 quilómetros a pé para chegarem à fronteira. Dezenas de pessoas acabaram por morrer, sufocadas, nos camiões sobrelotados onde seguiam.organizações alertam para o alastramento de doenças epidémicas como a diarreia. Denunciam casos de violência física ou sexual, praticados pelas autoridades angolanas e congolesas contra os deslocados.