O presidente da Cáritas Portuguesa defendeu a vacinação gratuita contra a gripe a (H1N1) de sem-abrigo e idosos que vivam sozinhos
O presidente da Cáritas Portuguesa defendeu a vacinação gratuita contra a gripe a (H1N1) de sem-abrigo e idosos que vivam sozinhosEugénio da Fonseca considera que o Ministério da Saúde deveria facultar o acesso gratuito à vacina destes grupos. Para o responsável, também as pessoas que trabalham em instituições que dão apoio a estes grupos, incluindo as que tratam doentes portadores de HIV e prestam apoio nos seus domicílios deviam ser vacinadas.
Na reunião da Comissão Permanente da Cáritas Portuguesa, em Fátima, a 26 de Setembro, foi dada a conhecer mais uma medida de apoio às famílias carenciadas. Trata-se de um protocolo com a Ticket Restaurant para apoio alimentar. Durante o encontro foi analisado o trabalho que a instituição, em cada diocese, tem desenvolvido para ajudar os portugueses a ultrapassar a crise. Sabemos que as Cáritas têm respondido na medida das suas possibilidades, mas iremos ver o que podemos fazer mais para reforçar esse apoio, afirma Eugénio da Fonseca.
O projecto de voluntariado nas prisões, também foi apresentado nesta reunião. Surgiu de um apelo feito pela Direcção-Geral dos Serviços Prisionais e que tem como principal objectivo reforçar a integração social dos presos, salienta o responsável. Trata-se de um programa de apoio e complemento às pessoas que são libertadas, para ajudá-las a responder aos desafios que vão encontrar.