a violência contra os defensores dos direitos do homem aumentou. Contudo, as organizações mantém a esperança e acreditam no progresso com respeito
a violência contra os defensores dos direitos do homem aumentou. Contudo, as organizações mantém a esperança e acreditam no progresso com respeito a Unidade de Protecção de Defensores dos Direitos Humanos do Guatemala denuncia, num recente relatório, o aumento da violência contra activistas dos direitos humanos. até agosto de 2009, já foramregistados 257 casos de agressão, um aumento de 16,81 por cento em relação a 2008. até ao final do ano, os dados avançados pela organização poderão sofrer alterações, adianta a agência adital.
Para a organização, o aumento está directamente relacionado com a crise institucional que afectou o país, no primeiro semestre. Destaca os escândalos de corrupção na Polícia Nacional Civil, o estado de calamidade pública decretado pelo governo, a corrupção no sistema nacional de saúde e a crise económica mundial.
Contudo, a organização também ressaltou aspectos positivos, sendo um deles a sentença de um ex-comissário militar. Foi acusado de estar envolvido no desaparecimento de seis indígenas, durante o conflito armado do país entre 1960 e 1996. O mesmo relatório revela que apesar da crítica situação da segurança dos activistas, as organizações de direitos humanos acreditam num desenvolvimento digno e respeitoso. acreditamosque a impunidade podeser sempre vencida(). Um sistema de justiça equitativo será aquele no qual os direitos laborais e agrários sejam tomados em conta; no qual o acesso à justiça aos indígenas seja real, e o respeito ao direito permita que se encontrem formas mais efectivas de atender a agitação nas comunidades, afirmam.