Bento XVI defendeu a importância da “solidez da família cristã”, na actual sociedade secularizada e relativista
Bento XVI defendeu a importância da “solidez da família cristã”, na actual sociedade secularizada e relativista a Igreja não sepode manter indiferente às separações e aos divórcios, que arruínam casas e causam danos aos filhos. Estes precisam ser instruídos e educados. O divórcio está a fazer com que, na chamada família ampliada, as crianças se sintam órfãs, não porque tenham ficado sem pais, mas porque têm muitos , declarou o Pontífice.
ao receber o grupo de bispos das regiões de Fortaleza e de Teresina, no Brasil, o Papa criticou as famílias ampliadas , que multiplicam os pais e as mães . Uma situação que pode gerar conflitos e confusões na hora de educar os filhos, que vivem em um ambiente de precariedade, sublinhou.
O Santo Padre relembrou que a família está baseada no casamento entre um homem e uma mulher e que na sociedade actual há forças que parecem fazer para demolir o berço natural da vida humana . Bento XVI defende que estes problemas têm a sua verdadeira solução num regresso à solidez da família cristã, lugar de confiança mútua, de dom recíproco, de respeito da liberdade e de educação para a vida social.
Para ajudar as famílias, o bispo de Roma exortou os prelados a proporem, com convicção, as virtudes da Sagrada Família: a oração, o trabalho e o silêncio. E encorajou os padres e os centros pastorais a acompanharem as famílias, para que não se deixem iludir e seduzir por estilos de vida relativistas.