O cardeal patriarca de Lisboa admitiu que gostava que o anúncio da visita do Papa a Portugal, tivesse sido feito em simultâneo pela Presidência da República e pela Igreja
O cardeal patriarca de Lisboa admitiu que gostava que o anúncio da visita do Papa a Portugal, tivesse sido feito em simultâneo pela Presidência da República e pela Igreja Se me pergunta se eu gostava que tivesse sido simultâneo, gostava. Não aconteceu e não há problema nenhum nisso , afirmou, em conferência de imprensa, José Policarpo. Mas afasta qualquer polémica, pelo facto do anúncio ter sido feito pela Presidência da República. Por sua vez, o gabinete de Cavaco Silva já veio comunicar que o anúncio da visita a Portugal foi combinado entre Portugal e a Santa Sé através da embaixada portuguesa creditada no Vaticano.
O patriarca disse ainda aos jornalistas ter conhecimento desde o último sábado, 19 de Setembro da vinda de Bento XVI a Fátima. No entanto, nada foi dito publicamente porque era um segredo diplomático . Depois de um convite endereçado por duas vezes, pela Conferência Episcopal Portuguesa ao Santo Padre, e agora aceite, José Policarpo manifestou hoje a sua satisfação com o anúncio da viagem.
O programa desta visita ainda não está completamente definido, mas é certo que Bento XVI estará em Fátima na noite de 12 de Maio de 2010 e presidirá às cerimónias do dia seguinte, no aniversário das primeiras aparições na Cova da Iria. Tudo aponta para uma visita curta , salienta o cardeal-patriarca que, admitiu desejar muito um acto público em Lisboa, onde espera que Bento XVI aterre e, depois, venha a partir para Roma.