Mantêm-se os protestos contra o actual governo. O presidente legítimo está na embaixada brasileira, da capital hondurenha. alerta a comunidade internacional para a situação do país
Mantêm-se os protestos contra o actual governo. O presidente legítimo está na embaixada brasileira, da capital hondurenha. alerta a comunidade internacional para a situação do país a situação política de Honduras continua preocupante. Movimentos e organizações nacionais não desistem de protestar contra o governo interino de Roberto Micheletti. apelam ao regresso do presidente legítimo, Manuel Zelaya. Na noite de 22 de Setembro, os opositores do governo golpista organizaram vigílias em vários bairros, contestando a presença de polícias e militares. Manuel Zelaya chamou a atenção da comunidade internacional para a situação de Honduras e denunciou alegados planos para o assassinar.
O secretário-geral da Organização dos Estados americanos (OEa), José Insulza, desloca-se ao país, no próximo fim-de-semana, numa nova tentativa de mediação da crise politica de Honduras. O anúncio foi realizado ontem, a 23 de Setembro, após uma reunião com o chanceler espanhol, Miguel Ángel Moratinos, e representantes de 11 países americanos. O responsável anunciou ainda o retorno dos embaixadores americanos e da União Europeia a Honduras. Os mesmos tinham deixado o país a 28 de Junho, após a expulsão do presidente constitucional.
Manuel Zelaya encontra-se actualmente na embaixada do Brasil, em Tegucigalpa, capital de Honduras. O estabelecimento está vigiado por centenas de policiais e militares. O governo actual reprimiu manifestações dos apoiantes do presidente, no local.
Recorda-se que Honduras viu a sua presença da OE a suspensa, no seguimento do golpe de estado que levou à expulsão do presidente em funções. a comunidade internacional não reconhece o actual governo e exige o retorno de Manuel Zelaya ao poder antes das próximas eleições.