O ministro francês da imigração defende a criação de uma força de segurança especial para controlar a imigração.organizações, União Europeia e Nações Unidas alertam para os perigos
O ministro francês da imigração defende a criação de uma força de segurança especial para controlar a imigração.organizações, União Europeia e Nações Unidas alertam para os perigosNuma recente reunião dos ministros europeus da imigração, em Bruxelas, Eric Besson, ministro francês, defendeu a criação de uma polícia europeia para o controlode fronteiras. O facto foi contestado por organizações de defesa dos direitos humanos, que apontam para as falhas das políticas adoptadas. O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) demonstrou a sua preocupação com as medidas que têm vindo a ser tomadas. alertou o governo francês para a situação da evacuação do campo de refugiados de Calais.
De acordo com o jornal afrik.com,o projecto apresentado pelo ministro francês, aos seus homólogos, consiste na criação de uma polícia, que ficaria ligada à agência europeia Frontex, que assegura as seguranças da fronteiras da União Europeia. O director francês da amnistia Internacional (aI) explica os motivos da sua oposição: O plano não apresenta grandes novidades, mas vem reforçar um processo que condenamos convictamente pelas suas motivações.
a organização de defesa dos direitos humanos critica, particularmente, o reenvio de refugiados para a Grécia, de acordo com o regulamento de Dublin, avança o jornal. Este determina que os imigrantes ilegais devem ser recambiados para o país, que lhes serviu de entrada para o continente europeu. a Grécia apresenta graves lacunas no acolhimento de refugiados, segundo a organização. a aI denuncia, ainda, condições sanitárias indignas em campos sobrelotados da Líbia. União Europeia e aCNUR opõem-se ao reenvio de imigrantes para esse país, que não ratificou a convenção de Genebrapara a protecção dos direitos humanos.