No actual contexto económico, os problemas sociais ganham outra dimensão e passam a constar na agenda dos governos ” constata o director do Instituto de Desenvolvimento Humano de Nova Deli
No actual contexto económico, os problemas sociais ganham outra dimensão e passam a constar na agenda dos governos ” constata o director do Instituto de Desenvolvimento Humano de Nova DeliO especialista cita os Estados Unidos como exemplo. Em tempos de crise, o governo norte-americano incluiu a reforma da saúde no seu leque de prioridades. Países desenvolvidos, que antes eram indiferentes ao papel do Estado na protecção social, repensaram este conceito, afirmou alakh Sharma, no Brasil. O director do Instituto de Desenvolvimento Humano de Nova Déli esteve no país, esta semana. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento,a suavisitatinha dois grandesobjectivos. Por um lado, apresentar os programas sociais indianos,de outro, conhecermelhor asiniciativas brasileiras.
a crise económica trouxe a questão social para o centro das discussões públicas – observa o economista. O grande número de pessoas a viver em situação de pobreza, a pressão exercida por várias entidades e a sociedade civil obrigam os governos a desenvolverem políticas de apoio aos problemas sociais. O responsável do instituto indiano, defende que deve haver união entre os estados mais pobres. Os países emergentes têm de dar as mãos, aprender uns com os outros, olhar de perto quais são as prioridades e interagir continuamente, declarou.
alakh Sharma considera a protecção social nas regiões menos desenvolvida como a principal arma contra crise. Os países nórdicos conseguem enfrentar a crise porque asseguram determinados apoios sociais como subsídios de desemprego – afirmou. O dinheiro investido em protecção social, especialmente nas economias pobres do sul, aumentará o poder de compra e ajudará a combater a crise económica, afirmou.