Dramático apelo da Guatemala à comunidade internacional para uma intervenção urgente contra a carestia provocada por uma seca prolongada que atinge o país
Dramático apelo da Guatemala à comunidade internacional para uma intervenção urgente contra a carestia provocada por uma seca prolongada que atinge o país a seca tem fustigado as regiões mais pobres da Guatemala e já provocou meio milhar de mortos, desde o início do ano. Mais de 400. 000 famílias sofrem de desnutrição, segundo fontes do governo guatemalteco. São necessários 110 milhões de dólares (mais de 75 milhões de euros) para enfrentar as primeiras urgências da população.
O presidente da Guatemala, Álvaro Colón, declarou, a 8 de Setembro, o estado de calamidade pública no país para enfrentar a severa crise alimentar. a medida permitirá ter acesso a recursos de cooperação internacional que se oferecem generosamente para este tipo de situações, explicou o presidente, em mensagem ao país, transmitida em cadeia de rádio e televisão. a Guatemala viveu com altos e vergonhosos índices de pobreza e extrema desnutrição durante décadas, provocado por uma longa história de desigualdade , acrescentou o presidente.
agravadas por secas derivadas de mudanças climáticas e por efeitos da crise económica internacional , estas situações, foram a causa da crise alimentar e nutricional que o país está a viver na actualidade , explicou Álvaro Colón. Este ano, perderam-se 36 por cento das colheitas e 58 por cento da produção de produtos alimentares básicos para a população. Segundo números das Nações Unidas (ONU), metade das crianças guatemaltecas sofrem de subnutrição crónica, a taxa mais elevada de toda a américa Latina e uma das maiores do mundo. a ONU já começou a distribuição de 20 toneladas de bolachas nutritivas pelas comunidades mais afectadas pela crise.
as Igrejas católica e evangélica da Guatemala, em colaboração com uma dezena de organizações sociais e com a Procuradoria dos Direitos Humanos, criaram uma Frente contra a fome para atenuar a crise alimentar. a primeira acção da Frente será levar alimentos a dezenas de comunidades dos sete estados da Guatemala que integram o chamado corredor seco , no oeste do país.