Este ano discute-se a importância da alfabetização para a cidadania e desenvolvimento social. No mundo, uma em cada cinco pessoas não sabe ler nem escrever
Este ano discute-se a importância da alfabetização para a cidadania e desenvolvimento social. No mundo, uma em cada cinco pessoas não sabe ler nem escreverassinala-sea 8 de Setembro o Dia Mundial da alfabetização. O tema para 2009 é alfabetização e autonomia. a data lembra-nos a importância do alfabeto na vida do ser humano, evidenciando, este ano, questões como a cidadania e desenvolvimento social. Saber ler e escrever continua a ser o sonho de muitos, particularmente em países menos desenvolvidos. Tal desconhecimento condiciona a actuação de um indivíduo, até nas coisas mais simples. Tanto impede a pessoa de comunicar como restringe a sua compreensão em relação ao mundo que a rodeia, tornando-a mais vulnerável. Fraudes de idosos, que apenas conhecem a via oral da comunicação, são cada vez mais comuns.
Pela ocasião, Koichiro Matsuura, apelou os governos, sindicatos, empregadores e outras entidades a investirem no combate ao analfabetismo. Não se trata simplesmente de saber ler e escrever. É também uma questão de amor próprio e dignidade humana, uma possibilidade que dá esperança a famílias, comunidades e sociedades inteiras, considerou o director-geral da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Ser alfabetizado significa saber descodificar uma linguagem escrita. Simplesmente reconhecer e compreender os símbolos gráficos da linguagem verbal e comunicar com eles. Um em cada cinco adultos no mundo é analfabeto. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância apontam para um total de 776 milhões de adultos, no mundo, que não sabem ler nem escrever. Revela ainda que 75 milhões de criançasnão frequentam a escola. África e Ásiasão os continentes mais afectados.