O país regista melhorias nos níveis de pobreza e protecção da população em zonas conflituosas. Persistem, no entanto, graves violações dos direitos humanos
O país regista melhorias nos níveis de pobreza e protecção da população em zonas conflituosas. Persistem, no entanto, graves violações dos direitos humanos a relatora especial sobre Direitos Humanos das Nações Unidas iniciou hoje (7 de Setembro) uma visita oficial à Colômbia. até 18 de Setembrovai avaliar a situação do país na matéria. Margaret Sekaggya irá encontrar-se com membros da sociedade civil, autoridades colombianas, figuras políticas e até com o próprio presidente, Álvaro Uribe. Durante os próximos dias, poderá averiguar se o país teve em conta as recomendações feitas durante a sua última visita, em 2001.
Navi Pillay, alta comissária da ONU, visitou o país em Novembro passado. Pela ocasião, reconheceu os esforços do governo na promoção do respeito dos direitos humanos e protecção das populações localizadas em áreas de conflito. a redução da pobreza tem sido outra das prioridades dos dirigentes. Entre 2002 e 2007, o país viveu um dos períodos de maior expansão económica. O nível de pobreza, situado em 53,7 por cento, em 2002, recuou para os 46 por cento, em 2008.
Contudo,a Colômbiacontinua a ser palco de graves violações dos direitos humanos. Os confrontos entre grupos armados, como as FaRC (Forças armadas Revolucionarias da Colômbia) e o exército continuam a ser um dos grandes problemas. É o país com mais refugiados internos: 3 milhões de deslocados. Trabalho infantil, nomeadamente em minas, recrutamento de menores por grupos rebeldes, violência contra populações indígenas são algumas situações verificadas na Colômbia.