Presidente da República croata quer tirar símbolos religiosos dos locais públicos. a Igreja católica é convidada a aderir à proposta
Presidente da República croata quer tirar símbolos religiosos dos locais públicos. a Igreja católica é convidada a aderir à proposta a cruz é o símbolo de uma civilização e não apenas de uma religião ou de uma Igreja. Escreveu o semanário Glas Koncila, considerado próximo da Igreja na Croácia. É a resposta à proposta de Stjepan Mesi. Segundo o presidente da República da Croácia, a presença do crucifixo nos ministérios, hospitais, casermas e escolas está em constraste com os princípios de um estado que apregoa a laicidade num artigo da constituição.
Todas as comunidades religiosas são iguais diante da lei e separadas do estado. afirma a constituição croata. Os bispos católicos croatas convidaram o presidente a reflectir sobre o facto de não ver a cruz como um tabú e a não demonizar o seu significado. Os cidadãos croatas não ficaram agradados com as palavras do presidente. E não apenas os católicos que representam 90 por cento da população.
Há quem esteja convencido que a questão dos símbolos religiosos vai provocar uma longa discussão política para a sociedade croata. O tema irá pôr em confronto os partidos de centro-direita que já atacaram Stjepan Mesi, e o Partido Popular croata, centrista, a que pertence o chefe deestado.