autoridades do Norte exigem que o Japão peça desculpas formais pelas atrocidades cometidas durante a invasão da Coreia. a Coreia do Sul condena enriquecimento de urânio
autoridades do Norte exigem que o Japão peça desculpas formais pelas atrocidades cometidas durante a invasão da Coreia. a Coreia do Sul condena enriquecimento de urânio a Coreia do Norte juntou-se à Coreia do Sul para condenar as atrocidades cometidas pelos militares japoneses durante a ocupação da Coreia entre 1910 e 1945. Condenam nomeadamente a escravidão sexual a que foram submetidas milhares de mulheres coreanas.
as autoridades de Pyongyang apresentaram esta exigência um dia após a vitória do Partido Liberal Democrata japonês, que acabou com 50 anos de domínio político por parte do partido conservador. O Rodong Sinmun, principal jornal Norte-coreano, criticou o passado militar do Japão, sugerindo que Tóquio siga o exemplo da alemanha, que pediu desculpas e compensou as vítimas do nazismo.
Entretanto, a Coreia do Sul denunciou e condenou o governo do Norte pelo enriquecimento do urânio e produção de armas com plutónio. Segundo as autoridades norte-coreanas, o sucesso das experiências de enriquecimento de urânio permitem iniciar a última fase de produção de armas nucleares. O anúncio causa muita perplexidade na Coreia do Sul, porque acontece num momento de reaproximação inesperada e positiva entre as duas Coreias.
É mais um motivo de tensão entre as duas Coreias e isola ainda mais o estado comunista, que abandonou as negociações iniciadas há mais de dois anos com a China, Rússia, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. as autoridades do Norte querem negociar directamente com os Estados Unidos, que se recusam, insistindo que qualquer tipo de negociação tem de ser feito com os países acima referidos.