Inquérito norte-americano alerta que todos os peixes de água doce de 291 ribeiras dos EU a contêm mercúrio, substância altamente neuro-tóxica
Inquérito norte-americano alerta que todos os peixes de água doce de 291 ribeiras dos EU a contêm mercúrio, substância altamente neuro-tóxicaOs cientistas detectaram uma contaminação de mercúrio em cada um dos peixes testados nas 291 ribeiras e pontos de água em todo o país, confirma o relatório resultante de um amplo estudo efectuado nos Estados Unidos. Um quarto dos peixes examinados apresentou um nível de mercúrio que vai além do considerado normal para os humanos e determinado pela agência Norte-americana para a Protecção do ambiente, refere a agência Lusa.
Dois terços dos peixes analisados contêm demasiado mercúrio para um consumo sem perigo de outros mamíferos que se alimentem de peixes, afirmaram os cientistas. O estudo demonstra como a poluição de mercúrio é generalizada na nossa atmosfera, nos nossos cursos de água e nos nossos peixes de água doce, declarou quarta-feira o secretário norte-americano dos assuntos Internos, Ken Salazar.
a ciência está a dar-nos uma mensagem clara que o nosso país deve combater a poluição, restaurar os cursos de água e proteger a saúde da população, acrescentou o governante. a contaminação das águas pelo mercúrio deve-se essencialmente à poluição atmosférica e ao impacto das chuvas, mas também à indústria mineira do carvão e do ouro.