a subnutrição aguda coloca em risco a vida de mais de mil petizes da cidade de Berberati. 700 mil crianças vivem abaixo do nível de pobreza
a subnutrição aguda coloca em risco a vida de mais de mil petizes da cidade de Berberati. 700 mil crianças vivem abaixo do nível de pobreza a organização não governamental francesa, acção Contra a Fome (aCF), alerta para a dramática situação de crianças subnutridas. Uma investigação levada a cabo pela aCF, na cidade de Berberati, a oeste da capital, revelou que 7 por cento dos petizes sofriam de malnutrição extrema e severa. a organização iniciou uma campanha, a 7 de agosto, para salvar a vida de 1100 crianças. aponta para os graves problemas da população, sendo a extrema pobreza um deles.
as estruturas médicas nas proximidades de Berberatisão bastante débeis e insuficientes para receber os pequenos doentes. O hospital da cidade vaibeneficiar de uma unidade de terapia nutricional, para os casos mais graves. Mais quatrounidades vão ser instaladas nos centros de saúde da região. Os técnicos de saúde receberão formação sobre o problema da subnutrição. acções de sensibilização vão ser desenvolvidas junto da população.
a República Centro-africana é um dos países mais pobres do planeta. apesar dos graves problemas que atravessa o pequeno país de África, nos últimos anos, foi esquecido pela comunidade internacional. Metade da população só come uma vez por dia. a mandioca é a base, quase exclusiva, de toda a alimentação. O país beneficia de condições favoráveis à agricultura. Contudo, as minas continuam a ser a principal fonte de fracos rendimento para os habitantes de Berberati. a diminuta produção agrícola obriga-os a importar bens alimentares de outras localidades, que depois não conseguem comprar.
80 por cento da população vive com menos de dois euros, por dia. a esperança de vida está abaixo dos 40 anos. Dados recentes do Fundo das Nações Unidas para a Educação, Ciência, e Cultura revelam que um quarto dos habitantes depende da ajuda humanitária para sobreviver. apontam para 700 mil crianças, com menos decinco anos, a viver abaixo do limiar da pobreza.