Seis colaboradores directos do líder norte-coreano chegaram hoje, 21 de agosto, à capital Sul-coreana para apresentar condolências pela morte de Kim Dae-jung
Seis colaboradores directos do líder norte-coreano chegaram hoje, 21 de agosto, à capital Sul-coreana para apresentar condolências pela morte de Kim Dae-jungÉ aprimeira vez que uma delegação do Norte visita a Coreia do Sul desde que o presidente Lee Myong-bak foi eleito em Fevereiro do ano passado. a delegação inclui Kim Ki-nam, um secretário do governo, e o chefe dos assuntos Inter-coreanos, Kim Yang-gon. Espera-se que a visita possa resultar num encontro para diálogo bilateral, dado que estes representantes são membros da elite de Kim Jong-il .
a Coreia do Norte decidiu pôr fim às restrições relativas ao tráfego entre as duas fronteiras que tinham sido impostas em Dezembro do ano passado, como reacção contra a política de confronto do governo sul-coreano. Foi também foi aberta uma linha telefónica directa entre Seul e Pyongyang a pedido das autoridades do Norte.
É o mais recente sinal de reaproximação entre as duas Coreias, após a visita da presidente do Grupo Hyundai, Hyun Jeong-eun. Ela obteve a libertação de um funcionário que estava detido desde Março passado. Nessa mesma ocasião realizou-se a assinatura de um acordo entre o governo do Norte e a Hyundai que permitirá reiniciar as actividades do complexo turístico de Keumgang Resort, bem como a reunião de famílias separadas. as últimas reuniões ocorreram em Outubro de 2007. Para tal, a Cruz Vermelha sul-coreana entrou em contacto com a sua congénere do Norte, propondo um encontro preparatório de futuras reuniões, que poderão acontecer já durante o feriado do Chusok (festa das colheitas).