Número de mulheres norte-coreanas a residir na Coreia do Sul não pára de aumentar, com agências especializadas a promover casamentos com sul-coreanos
Número de mulheres norte-coreanas a residir na Coreia do Sul não pára de aumentar, com agências especializadas a promover casamentos com sul-coreanosDe acordo com o Ministério da Unificação, em 2001 entraram na Coreia do Sul 408 mulheres norte-coreanas. Em 2005, o número chegou a 960 e, em 2008, atingiu 2. 197. até Julho deste ano, já chegou a 1. 282. actualmente são 11. 232 as mulheres norte-coreanas, mais do dobro dos homens, que escaparam do Norte e residem no Sul.
Em relação à idade, seis em dez mulheres tinham entre 20 e 30 anos, quando entraram no Sul. Dessas, 3. 784 eram solteiras. actualmente existem oito agências de matrimónios em Seul especializadas em juntar mulheres norte-coreanas com homens do Sul. Duas abriram em 2005 e 2006, enquanto que as restantes foram inauguradas o ano passado.
Muitas jovens solteiras pensam somente em casar, independentemente da idade do candidato. Uma jovem de 30 anos, residente na província de Gyonggi e que namora um homem de 42 anos, revelou que enfrentou muito sofrimento, passou fome e foi enganada muitas vezes desde que fugiu da Coreia do Norte. agora apenas deseja encontrar um homem que seja generoso com ela em termos materiais e mentais. Para ela, a diferença de idade não é importante.
De acordo com as duas agências mais antigas, já se realizaram mais de 600 casamentos inter-coreanos. Há quem pense que esta tendência irá aumentar caso a unificação das duas Coreias venha a ocorrer. Muitas mulheres do Norte vêem no casamento com homens do Sul a forma de encontrar estabilidade na vida.