Reunião em Pyongyang entre o presidente norte-coreano, Kim Jong-Il, e a presidente da Hyundai, Hyun Jung-Eun, quebra gelo entre os dois países
Reunião em Pyongyang entre o presidente norte-coreano, Kim Jong-Il, e a presidente da Hyundai, Hyun Jung-Eun, quebra gelo entre os dois países a agência oficial norte-coreana KCN a informa que o Norte aceitou retomar as viagens entre as duas Coreias. ao mesmo tempo faz parte do acordo, alcançado a 16 deagosto, o compromisso de aligeirar os controlos fronteiriços com a Coreia do Sul e aumentar o número de reuniões familiares.
Todos os meios e condições de segurança necessários ao turismo serão fornecidos de forma fiável, em conformidade com a medida especial adoptada por Kim Jong-Il, presidente da Comissão de Defesa Nacional, lê-se no texto do acordo citado pela agência.
Recorde-se que, recentemente, Bill Clinton, numa viagem a Pyongyang, conseguiu a libertação de duas jornalistas norteamericanas condenadas na Coreia do Norte. O facto ajudou a diminuir a tensão entre os dois países, cuja relação passa por um dos piores momentos devido às últimas acções nucleares do regime comunista.
Por razões históricas e geopolíticas, a Coreia está completamente encravada entre grandes potências, seja pela vizinhança – China, Rússia e Japão – seja pela projecção de poder na região, neste caso com os Estados Unidos. Esta circunstância sempre a condicionou, tanto como país unido e subjugado que foi no passado, quanto posteriormente, como nação dividida por uma guerra civil e pela rivalidade internacional da Guerra-fria.