Um travão para o desenvolvimento do país – assim o considera a chefe da diplomacia norte-americana. Prometeu apoio dos EUa. Conclui em Cabo-verde a sua viagem
Um travão para o desenvolvimento do país – assim o considera a chefe da diplomacia norte-americana. Prometeu apoio dos EUa. Conclui em Cabo-verde a sua viagem a falta de transparência e de prestação de contas destruiu a legitimidade do governo e contribuiu na emergência de grupos violentos que rejeitam a autoridade do Estado, declarou Hillary Clinton, durante a sua visita à Nigéria. a secretária de estado norte-americana considerou que a corrupção, no país,afecta a credibilidade do governo e restringe as suas aspirações internacionais, informa a agência cabo-verdiana,Inforpress. Um relatório do Banco Mundial, citado pela responsável, aponta para um prejuízo de 300 biliões de dólares, em 30 anos,pelo mesmo motivo. Hillary prometeu ajuda norte-americana no restabelecimento da paz no Delta do Níger, a sul.
ambos os países pretendem manter uma relação especial. a Nigéria é um amigo, um aliado e um parceiro em distintos domínios, assegurou a chefe da diplomacia norte-americana. Recorde-se que o país é principal fornecedor de petróleo bruto aos Estados Unidos da américa. Ojo Manduekwe,homólogo nigeriano, disse esperar pelo fim da violência, através de uma amnistia dada aos rebeldes.
a secretária de estado norte-americana conclui a sua visita oficial pelo continente africano, em Cabo Verde, a 14 de agosto. José Brito, ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, encara a presença da alta responsável como um sinal de reconhecimento da importância do país para África. Espera conseguir novas ajudas públicas ao desenvolvimento para o arquipélago. a segurança marítimae aparticipação activa da mulher na sociedade são os temas prioritários para esta visita.