as Nações Unidas querem aumentar o número de agentes femininas nas suas missões de paz. O objectivo é melhorar a eficácia da luta contra a violência sexual e dar o exemplo de paridade social
as Nações Unidas querem aumentar o número de agentes femininas nas suas missões de paz. O objectivo é melhorar a eficácia da luta contra a violência sexual e dar o exemplo de paridade socialapenas oito por cento dos 15 mil agentes que a ONU tem espalhados por 17 missões em todo o mundo são mulheres, adiantou o assessor do departamento de Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), citado pela Lusa. andrew Hughes considera que as agentes acrescentam valor às missões e facilitam o intercâmbio com as populações locais. O assessor acrescentou que a ONU precisa de mais polícias qualificados, mais mulheres polícias qualificadas, e necessitamos delas quanto antes.
Também a assessora adjunta da Polícia da ONU defendeu que a presença de mulheres nos contingentes policiais facilita que as vítimas de agressões sexuais denunciem os crimes. Podem fazer-se mais coisas com agentes femininas mas dependemos dos Estados membros para as enviarem afirmou ann Marie Orler.