Encurralados pela violência, muitos deslocados acumulam-se numa cidade portuária e entregam-se aos traficantes para atravessarem o mar em direcção ao Iémen
Encurralados pela violência, muitos deslocados acumulam-se numa cidade portuária e entregam-se aos traficantes para atravessarem o mar em direcção ao IémenHá milhares de somalianos que querem arriscar a perigosa travessia do golfo de aden, para fugir à escalada de violência na capital, Mogadíscio. Do outro lado do mar, assim o esperam, aguarda-os a possibilidade de uma nova vida no Iémen.
Segundo o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), cerca de 12 mil pessoas – para além dos 232 mil cidadãos que fugiram aos confrontos que se iniciaram no início de Maio entre tropas do Governo e as forças rebeldes de al-Shabaab e Hisb-ul-Islam – chegaram à cidade portuária de Bossaso, no norte, desde Maio, e a maioria esperam que contrabandistas os transportem para o Iémen.
De acordo com um relatório de organizações parceiras do aCNUR na cidade, o porto de Bossaso já está muito lotado e vêem-se traficantes a recolher o dinheiro que os refugiados pagam para tentarem chegar ao Iémen.