O governo de Luanda está preocupado com a violência nas famílias angolanas. Instituições defendem a criação de comités e de uma linha própria para a denúncia de casos
O governo de Luanda está preocupado com a violência nas famílias angolanas. Instituições defendem a criação de comités e de uma linha própria para a denúncia de casos a administradora de uma comuna do município de Cazenga, na capital, Luanda, exortou as famílias a agirem de acordo com o princípio da paz e tolerância, no seu dia-a-dia. Segundo a a agência angop, Madalena Vicente defende que os casais devem focar-se no entendimento e reconciliação familiar, recorrendo ao diálogo, amizade, respeito e paciência.
Todos os sectores da sociedade devem ter uma participação activa na luta contra a violência doméstica e infantil. Pais, professores e igreja detêm um importante papel na recuperação de valores morais e cívicos, processo que merece a atenção de algumasentidades angolanas. Em causa está o bom desenvolvimento das pessoas e da própria sociedade angolana.
Decorreu a 22 de Julho, um encontro sobre violência doméstica, nas instalações do governo de Luanda. Reuniu organizações femininas e membros da igreja em torno de uma questão preocupante, tendo em conta o elevado número de casos registados na capital. Os participantes fizeram uma série de sugestões para combater a problemática. a criação de comités para a identificação das causas, mas também, para a prevenção e diminuiçãode situações de violência domésticaforam algumas das acções propostas. a melhoria das condições sociais nas províncias da capital, a criação de emprego para os mais jovens, e a criação de uma linha específica para a denúncia dos casos foram outras das sugestões.