Oito mil crianças cujas mães são portadoras de HIV nasceram sem o ví­rus, ao abrigo programa Dream, da Comunidade de Santo Egídio
Oito mil crianças cujas mães são portadoras de HIV nasceram sem o ví­rus, ao abrigo programa Dream, da Comunidade de Santo Egídio1200 mulheres grávidas estão a ser seguidas e oito mil crianças nasceram sãs fruto dos programas de prevenção vertical, indica a associação ligada à Igreja católica. 3800 crianças moçambicanas beneficiam de tratamento anti-retroviral, no âmbito do programa Dream, que assiste 75 mil pessoas, incluindo 15 mil, com menos de 15 anos.
as estatísticas da Comunidade de Santo Egídio, citadas pela Lusa apontam para um milhão de pessoas a serem seguidas no programa Dream, que luta em prol da acessibilidade de tratamento para pessoas que vivem com o vírus que provoca a Sida. Dos 21 milhões de habitantes, o vírus VIH atinge 16 por cento da população com idade entre 15 e 49 anos.
a terapia de um paciente com o vírus da Sida custa 600 euros. Para cuidar de uma mãe seropositiva para que o filho não nasça com o vírus, o programa Dream gasta 400 euros.
a representante da Comunidade de Santo Egídio em Moçambique, Paola Germano, e a ministra da Mulher e da acção Social, Virgília Matabele, rubricaram um memorando de entendimento para a coordenação de acções de apoio à população pobre. Prevê ainda a assistência à população socialmente vulnerável e necessitada de assistência para a melhoria das suas condições de vida, em particular às mulheres, pessoas idosas, crianças e pessoas portadoras de deficiência mental e física.