O Governo paquistanês está a incentivar que desenraizados voltem a casa na Fronteira do Noroeste. Mas este retorno deve ser voluntário
O Governo paquistanês está a incentivar que desenraizados voltem a casa na Fronteira do Noroeste. Mas este retorno deve ser voluntárioas operações militares no noroeste do Paquistão desenraizaram muitas famílias que começam agora a fazer o caminho de volta para casa. Por isso, advertem os responsáveis das Nações Unidas, é vital garantir que estes regressos são voluntários, que é seguro para eles o repatriamento e que os serviços básicos foram restaurados.
Mais de dois milhões de paquistaneses foram deslocados pelo conflito entre as forças governamentais e militantes islamistas na Província da Fronteira do Noroeste, região recôndita montanhosa junto à fronteira com o afeganistão. a grande maioria procurou abrigo em escolas e outros urbanística públicos, em famílias de acolhimento ou em alojamentos arrendados.
O Governo iniciou esta semana um programa para pessoas deslocadas internamente, para que elas regressem a algumas partes de Buner e Swat, das zonas mais duramente atingidas pelas operações.