agências das Nações Unidas pedem aos dirigentes internacionais para chegarem a acordo sobre a questão das alterações climáticas. Indica 2020 como a data adequada para uma nova meta
agências das Nações Unidas pedem aos dirigentes internacionais para chegarem a acordo sobre a questão das alterações climáticas. Indica 2020 como a data adequada para uma nova metaCinco directores de agências das Nações Unidas (ONU)lançaram uma petição na internet sobre o acordo para as alterações climáticas. O documento pede aos líderes mundiais que tomem umadecisão final sobre a resolução que deverá substituir o Protocolo de Quioto, tratado internacional para o combate às alterações climáticas, que finda em 2012. a petição foi assinada, na terça 14 de Julho, por Pascal Lamy, director da Organização Mundial do Comércio (OMC) e por Margaret Chan, directora da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros.
a petição pede que 2020 seja a data fixada para o novo compromisso sobre os problemas do clima. as agências da ONU entendem que, desta forma, os países menos desenvolvidos poderão adaptar-se aos efeitos do aquecimento global. Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, defende que o tempo de medidas pela metade acabou. Insiste que a temperatura global do planeta não pode subir mais do que 2º graus Celsius. Os 80 por cento de redução das emissões de gás estufa até 2050, anunciados na reunião do G8 (oito países mais ricos e Rússia), não são suficientes para Ki-Moon.