O tema deste ano é «investir nas mulheres e nas meninas». a data é comemorada para assinalar o momento em que a população mundial atingiu os 5 biliões de pessoas, em 1987
O tema deste ano é «investir nas mulheres e nas meninas». a data é comemorada para assinalar o momento em que a população mundial atingiu os 5 biliões de pessoas, em 1987Ban Ki-Moon ressalta a necessidade de investir na educação das mulheres e das meninas.com educação e formação, elas terão mais probabilidade de obter melhores empregos e salários, e de melhorar a qualidade de vida. Num sistema de saúde precário as mulheres dão à luz os seus filhos sem uma adequada assistência sanitária e quando o salário na família diminuiu, aumentam as possibilidades que as meninas abandonem a escola, sublinha.
Na mensagem para o Dia mundial da população, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU) apela aos governos para que garantam às mulheres a possibilidade de ter seu próprio salário, de mandar suas filhas à escola e de obter informações sobre a saúde reprodutiva e serviços sanitários. Defendamos juntos os direitos das mulheres e das meninas para que elas tenham a possibilidade de se tornarem pessoas capazes de contribuir para o crescimento económico dos seus países, defende.
Ki-Moon assinala que estamos a viver a pior crise económica mundial de todos os tempos. Temos o dever de encontrar uma forma mais eficaz para continuar buscando os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. a crise tem afectado, em particular, os países subdesenvolvidos. as mulheres são cada vez mais, as vítimas da pobreza, lembra o responsável da ONU.