O presidente norte-americano, Obama, apontou para a importância do assunto, no primeiro dia de reunião. O G8 pede à Coreia do Norte para abandonar os ensaios
O presidente norte-americano, Obama, apontou para a importância do assunto, no primeiro dia de reunião. O G8 pede à Coreia do Norte para abandonar os ensaiosOs dirigentes dos países mais ricos do mundo manifestaram-se, hoje, 9 de Julho, contra os recentes ensaios nucleares e lançamento de mísseis da Coreia do Norte. O G8 considera que se trata de uma violação flagrante das resoluções adoptadas pelas Nações Unidas, em matéria de segurança. a Coreia do Norte coloca, assim, em perigo a paz e estabilidade da região e domundo,assegura o grupo, segundo o jornal francês,Le Figaro.
Os oito países apelaram o governo de Pyongyang a cessar com os ensaios nucleares e abandonar qualquer arma ou programa nuclear existente. Os líderes pediram à Coreia do Norte para agir de acordo com o Tratado de Não-Proliferação Nucleare coma agência Internacional de Energia atómica. O tratadoelaborado em 1968, foi assinado por 187 países, inclusive pela Coreia do Norte, que se retirou em 2003. ambos foram criados paraquese evitea aquisição de armas nucleares e promover o uso pacífico desse tipo de tecnologia.