Violência contra os manifestantes, mortes, detenções e censura da informação divulgada. Vários casos têm sido registados. a população e organizações devem unir-se, na defesa dos seus direitos
Violência contra os manifestantes, mortes, detenções e censura da informação divulgada. Vários casos têm sido registados. a população e organizações devem unir-se, na defesa dos seus direitosDesde do golpe de estado de 28 de Junho, Honduras tem sido palco de violações dos direitos humanos, avança a agência adital. Entre elas,o uso de violência contra os manifestantes, mortes durante os confrontos entre as autoridades e a população ecentenas de detenções entre os que protestam. Os órgãos de comunicação nacionais estão sujeitos à censura, com excepção dos que são favoráveis ao governo. Seis rádios e uma emissora de televisão foram paralisados, após a expulsão do presidente Manuel Zelaya. São situações relatadas num relatório da Missão pela Democracia e os Direitos Humanos Guatemala-Honduras.
a organização defende que os cidadãos, organismos e entidades devem organizar-se em grupos pela defesa dos seus direitos, enquanto seres humanos. Considera que as soluções para a crise política do país devem ser procuradas em conjunto. a delegação crê que é vital e urgente haver um diálogo nacional com a participação de todos os sectores () para encontrar uma saída pacífica para actual crise, sem que ele implique uma acção de impunidade pelos delitos cometidos, pelos actores envolvidos no golpe de Estado e nas violações dos direitos humanos, consideram os membros da Missão.
Para hoje, 9 de Julho, está previsto um diálogo, na Costa Rica, entre o presidente deposto e o actual. O encontro entre Manuel Zelaya e Roberto Micheletti será orientado pelo presidente costarriquenho, Óscar Dias. O dirigente foi prémio Nobel da Paz, em 1987, pelo trabalho desenvolvido na mediação de conflitos na américa Central.