Setenta e oito mil efectivos militares, mais de 11 mil polícias civis e mais de 23 mil funcionários participam em operações de manutenção
Setenta e oito mil efectivos militares, mais de 11 mil polícias civis e mais de 23 mil funcionários participam em operações de manutençãoHá actualmente 16 operações de manutenção da paz e 27 missões políticas especiais em todo o mundo, geridas pelas Nações Unidas, num esforço que envolve o apoio de 78 mil efectivos militares, mais de 11 mil polícias civis e mais de 23 mil funcionários.
Os dados foram divulgados pelo secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, que sublinhou esta terça-feira a necessidade de um novo esforço para reforçar estas missões de manutenção da paz da ONU.
Neste momento, a organização vive um aparente paradoxo: há uma procura crescente dos serviços da organização, em simultâneo com a crise económica que ameaça limitar mais a capacidade das Nações Unidas em responderem eficazmente.
Perante estes dados, Ki-moon sublinhou a ideia de que a ONU é o único órgão que pode prosseguir a implementação de uma paz global, com operações integrando componentes militares, policiais e civis.