Presidente da República Portuguesa considera que «a ausência de esperança e a intolerância» alimentam os sentimentos de exclusão
Presidente da República Portuguesa considera que «a ausência de esperança e a intolerância» alimentam os sentimentos de exclusão a fome, a pobreza, a injustiça, a impunidade perante comportamentos claramente reprováveis, a ausência de esperança e a intolerância alimentam os sentimentos de exclusão e de humilhação e favorecem a eclosão de conflitos, alertou Cavaco Silva. O discurso foi proferido perante a Grande assembleia Nacional turca, onde apenas quatro líderes políticos falaram até hoje: o presidente de Israel, o presidente da autoridade Palestiniana e os presidentes norte-americanos Bill Clinton e Barack Obama.
O chefe de Estado português avisou que é neste cenário que as forças do terror encontram o campo propício para espalhar a sua lógica inaceitável e inegociável de morte e de destruição, adianta a Lusa. O presidente defendeu a adesão da Turquia à Europa.
a União Europeia (UE) ganha uma acrescida importância estratégica, que lhe permitirá actuar com um peso muito superior em sectores fundamentais para o seu destino colectivo, disse, dando como exemplos os campos da energia e da política externa. Por outro lado, a integração na UE permitirá à Turquia consolidar o seu processo de desenvolvimento e modernização e garantir-lhe-á uma projecção internacional ainda maior, defendeu.