“Uma resposta pastoral ao fenómeno migratório na era da globalização”, é o tema do congresso mundial da Pastoral dos migrantes e refugiados. De 9 a 12 de Novembro
“Uma resposta pastoral ao fenómeno migratório na era da globalização”, é o tema do congresso mundial da Pastoral dos migrantes e refugiados. De 9 a 12 de Novembro a iniciativa juntará representantes das comissões episcopais para a pastoral dos migrantes e refugiados dos vários continentes. Juntar-se-ão peritos, delegados de congregações e institutos religiosos, movimentos eclesiais e associações laicais.
a presença de delegados do Conselho Mundial das Igrejas, do Patriarcado ecuménico de Constantinopla, da Comunhão anglicana e da Federação Luterana Mundial dará um toque de ecumenismo ao congresso. Os trabalhos decorrerão de 9 a 12 de Novembro, na sede do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes.
Serão discutidas questões ligadas ao fenómeno migratório: globalização, urbanização, cooperação entre as Igrejas de proveniência dos migrantes e dos refugiados. O acolhimento e integração, o dialogo ecuménico, inter-religioso e inter-cultural, a cooperação entre Igrejas e religiões também será analisado. Este encontro ocorre cinco anos depois da publicação do documento Erga migrantes Caritas Christi, com orientações para a acção da Igreja nesta área.