Bento XVI canonizou Nuno ílvares Pereira, qualificando-o de “herói e santo de Portugal”
Bento XVI canonizou Nuno ílvares Pereira, qualificando-o de “herói e santo de Portugal”Na missa de canonização, o Papa falou em português para assinalar o segredo da vida do bem-aventurado Nuno de Santa Maria, herói e santo de Portugal. Foram destacadas as características de uma intensa vida de oração e absoluta confiança no auxílio divino, disse Bento XVI.
São Nuno sente-se instrumento deste desígnio superior e alistado na militia Christi, ou seja, no serviço de testemunho que cada cristão é chamado a dar no mundo, frisou o Santo Padre, citado pela Zenit. Os setenta anos da vida do herói português demonstram que nunca deixou os dotes pessoais sobreporem-se à acção suprema que vem de Deus.
O Pontífice confessou sentir-se feliz por apontar à Igreja inteira esta figura exemplar nomeadamente pela presença duma vida de fé e oração em contextos aparentemente pouco favoráveis à mesma. São Nuno de Santa Maria é a prova de que em qualquer situação, mesmo de carácter militar e bélica, é possível actuar e realizar os valores e princípios da vida cristã, sobretudo se esta é colocada ao serviço do bem comum e da glória de Deus, concluiu o bispo de Roma.