a língua portuguesa vai ser leccionada nas escolas de ensino básico, da Zâmbia. O objectivo é gerar uma maior cooperação com angola
a língua portuguesa vai ser leccionada nas escolas de ensino básico, da Zâmbia. O objectivo é gerar uma maior cooperação com angolaO anúncio foi feito pelo ministro zambiano para os assuntos da Presidência. Ronald Mukuma defendeu que o ensino do português, na Zâmbia, possibilita uma maior cooperação com angola, país lusófono, avança a agênciaPanapress. O ensino do português e do inglês, língua oficial da Zâmbia, faz com que a comunicação não se torne barreira. Serão alcançados, segundo o mesmo, grandes benefícios às respectivas populações, pois permitirá o entendimento fácil dos destinatários da cooperação .
Mukuma referiu o exemplo angolano. Lá, são leccionados o francês e o inglês, como línguas estrangeiras. O ministro realçou a necessidade de serem estudadas novas formas de cooperação entre ambos os países. Zâmbia e angola têm contribuído positivamente para o processo de integração regional, disse. Tem posições comuns perante organizações internacionais, como as Nações Unidas ou o Movimento dos Países Não alinhados.
Entre todas as línguas, o portugêsé a sétima mais falada. a aEPLE (associação Portuguesa de Escolas Privadas de Ensino Português como Língua Estrangeira) classifica-a como a terceira língua europeia mais falada, no mundo. 200 milhões de pessoas falam o português, em oito países, nos quatro continentes. angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor, além de Portugal, são os países onde existe enquanto língua oficial.