Projecto tenta devolver aos reclusos o acesso à educação, cultura e desporto. São-lhes disponibilizadas aulas sobre diversas matérias, todas as semanas
Projecto tenta devolver aos reclusos o acesso à educação, cultura e desporto. São-lhes disponibilizadas aulas sobre diversas matérias, todas as semanasNo Rio de Janeiro, um projecto resultante da junção de quatro organizações não governamentais, tenta melhorar as condições de vida dos reclusos. Esses,ao ficarem detidos acabam por ser privados de qualquer contacto com a cultura, desporto e educação. Segundo a agência adital,é essa a realidade que o Projecto Rebelião Cultural tenta mudar, actuando em cinco estabelecimentos do Complexo Penitenciário de Bangu, em favor de 650 detidos.
Foi planeado há dois anos e pretendia acompanhar os detidos prestes a sair. Devido à falta de verbas, só foram criadas oficinas socioeducativas. Disponibilizam nove cursos,sobre música, teatro, informática e basquete, entre outras modalidades. São leccionados por antigos frequentadores do curso, uma vez por semana, durante duas horas.
Nós não temos a pretensão de formar profissionais, mas dar oportunidade de fazer exercer a criatividade, através dessas acções , explica uma das coordenadoras do Observatório de Favelas. a iniciativa foi encarada com grande expectativa pelos alunos. É notável a dedicação dos mesmos nas actividades. Eles parecem crianças afirma Elionalva Sousa Silva.