O presidente norte-americano relembrou o recurso dos Estados Unidos às armas nucleares, na Segunda Guerra Mundial. Considera que o país tem um dever acrescido na sua erradicação
O presidente norte-americano relembrou o recurso dos Estados Unidos às armas nucleares, na Segunda Guerra Mundial. Considera que o país tem um dever acrescido na sua erradicaçãoOs Estados Unidos, enquanto única potência nuclear a ter usado armas desse género, têm a responsabilidade moral de agir disse Barack Obama, em Praga, na República Checa,em inícios de abril. Referindo-se ao uso de armas nucleares, o Presidente dos Estados Unidos demonstrou a sua vontade de construi um mundo com paz e segurança. afirma que o país tem a responsabilidade de encetar todo o trabalho necessário à erradicação das armas nucleares, informa o jornalfrancês, Courrier Internacional.
Em 2007, o ministro da defesa japonês e responsáveis americanosapresentaram justificações parao uso de armas nucleares. as afirmações de ambas as partes geraram alguma perturbação. O Japão deseja, agora, ver o líder norte-americano, presente nas cerimónias dedicadas as vítimas de Hiroshima e Nagasaki. Considera que uma homenagem a essas pessoas é o primeiro passo na luta por um mundo sem armas nucleares. a iniciativa norte-americana traz alguma confiança. Porém, considera-se difícil o desarmamento de outras potências como a Índia, o Paquistão e Israel, que não assinaram o tratado de não-proliferação nuclear.
as bombas atómicas já foram usadas por diversos países, em testes nucleares. Em período de guerra, foram usadas duas vezes pelos Estados Unidos, contra o Japão. Em agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, Hiroshima e Nagazaki, duas cidades japonesas foram atingidas e destruídas pela bombas lançadas. Fizeram dezenas de milhares de mortes, durante o ataque e nos anos seguintes, devido às doenças resultantes da radioactividade.