Longas celebrações animadas por cânticos, orações e batuques, resgatam a noite do longo silêncio da Quaresma. a proclamação da ressurreição de Cristo é enriquecida com 75 baptismos e quatro casamentos
Longas celebrações animadas por cânticos, orações e batuques, resgatam a noite do longo silêncio da Quaresma. a proclamação da ressurreição de Cristo é enriquecida com 75 baptismos e quatro casamentosNa paróquia de Santa Isabel, no Guiúa, e em Nhaduga, as celebrações da Páscoa iniciaram com a Vigília Pascal. No Guiúa, celebraram-se 23 baptismos e três casamentos. Uma longa noite de festa, bem preparada pela comunidade que participou activamente na Eucaristia e nas celebrações do baptismo e casamentos, cantando e rezando.
Em Nhaduga, uma comunidade próxima do Guiúa, a cerimónia foi mais simples, mas nem por isso menos preparada e participada. Lá fora a noite, perfeita, era iluminada pelo luar e pelo fogo. Na capela de madeira de simbiri, todos aguardavam a chegada do missionário para a bênção do lume e a celebração da Eucaristia. Também aqui se celebraram 11 baptismos. Cerimónias longas e animadas que terminaram já perto da meia-noite.
É belo celebrar a Páscoa na simplicidade da noite africana, mergulhados na genuinidade da festa da comunidade, na alegria vivida e expressa sem disfarces e na plena de entrega. Orações, cânticos e batuques resgatam a noite do longo silêncio da Quaresma.
No Domingo, a equipa missionária dividiu-se novamente pelas comunidades de Gumula, onde se celebraram 22 baptismos e um casamento, e de Nyapapa, com 19 baptismos. Mais uma vez os missionários são recebidos no meio de uma alegria espontânea e acolhedora. Os que não puderam participar nas cerimónias da vigília pascal anseiam pela celebração da Páscoa logo às primeiras horas da manhã. É com cânticos e batuques que somos recebidos.
a festa da Páscoa é reforçada pelas celebrações dos 75 baptismos e dos quatro casamentos, sinal de Igreja viva, orgulhosa por se constituir comunidade. Está diante de nós e responsabiliza-nos mais, enquanto missionários, tanto na formação como na sua animação. É um estímulo que nos anima a prosseguir e a anunciar que Cristo ressuscitou. aleluia! aleluia!