Enviada especial das Nações Unidas quer avaliar em primeira mão no terreno a situação dos mais pequenos. Desmobilização de menores na agenda da visitaEnviada especial das Nações Unidas quer avaliar em primeira mão no terreno a situação dos mais pequenos. Desmobilização de menores na agenda da visita a enviada especial das Nações Unidas para os direitos humanos encarregue de proteger os direitos das crianças nos conflitos armados é esperada esta quarta-feira na República Democrática do Congo (RDC) para conversações onde pretende assegurar uma maior protecção dos mais pequenos ameaçados pela actual crise humanitária que se vive no Leste do país.
Radhika Coomaraswamy quer avaliar em primeira mão no terreno a situação das crianças na RDC. Uma das suas preocupações é a situação das crianças-soldados, da violência sexual e outros crimes contra as crianças. as necessidades especiais dos deslocadas internamente no país e dos menores refugiados são outros temas na agenda.
Só desde Janeiro que a missão de paz da ONU na RDC, conhecida por MONUC, já obteve a desmobilização de pelo menos mil crianças, associadas a diversos grupos armados no Kivu do Norte.