“Um triunfo paradigmático na luta pela verdade e justiça”, assim é definida a sentença pelas organizações de direitos humanos
“Um triunfo paradigmático na luta pela verdade e justiça”, assim é definida a sentença pelas organizações de direitos humanos a Coalizão Internacional de Organizações para os Direitos Humanos nas américas celebraram, dia 8 de abril, a condenação do ex-presidente peruano, alberto Fujimori, acusado de actos de violação dos direitos humanos. O estado do Peru tinha sido condenado pelos massacres de La cantuta e de Barrios altos, em 2001 e 2006.
Essa sentença significou um triunfo paradigmático na luta pela verdade e justiça na região, afirmou, citada pela adital.com esta resolução da justiça peruana, o Peru cumpre com o compromisso estabelecido, perante a Convenção americana sobre Direitos Humanos.
a resolução tem um significado histórico, ao submeter aojulgamento dos tribunais do próprio país, um ex-presidente e condená-lo por crimes contra a humanidade, apontam as organizações. as mesmas desejam que este caso seja um exemplo para outrosprocessos, relacionados com violações dos direitos humanos, a decorrer em países da américa Latina.