Três dezenas de amigos da Consolata aterram em Nairobi. Durante a primeira semana de visita percorrem o Quénia Central e batem às portas do Norte para descobrir um país em claro desenvolvimentoTrês dezenas de amigos da Consolata aterram em Nairobi. Durante a primeira semana de visita percorrem o Quénia Central e batem às portas do Norte para descobrir um país em claro desenvolvimentoUnder construction, em construção é a placa mais vista ao longo das estradas poeirentas do Quénia. O alcatrão avançou para o interior e já se encaminha para as zonas mais remotas da capital. Entre as barracas dos bairros mais pobres das cidades ou das localidades dispersas ao longo das estradas levantam-se, aqui e acolá, novas construções em alvenaria. É um país em desenvolvimento que se mostra ao visitante.
O crescimento avança lentamente, enfrentando enormes obstáculos. O superior da Consolata no Quénia. Franco Cellana, explicava aos visitantes que o progresso esbarra nas estradas lamacentas, durante o tempo das chuvas, ou se perde nas infindáveis colunas de poeira das estradas em mau estado ou em reparação.
Neste país sedento de progresso, os conflitos que se seguiram às eleições dos finais de 2007 provocaram feridas e destruíram haveres, cujas marcas são visíveis ao olhar atento dos visitantes. a fome instalou-se um pouco por todo o lado, incentivando a busca de meios, uns mais dignos do que outros, para a combater.
a Igreja lidera o combate do desenvolvimento. Juntamente com o anúncio do Evangelho, cria estruturas sobretudo no campo da saúde e da educação, suprindo a ausência do estado ou estimulando o cumprimento das suas obrigações para com o povo. a acção da Igreja é notável na promoção da mulher, designadamente nas zonas mais pobres e mais necessitadas de intervenção.
Os amigos da Consolata viajam por estes caminhos sedentos de progresso, descobrindo o Quénia profundo, as suas gentes e o trabalho heróico e dedicado de dezenas e dezenas de homens e mulheres ao serviço da missão. ao mesmo tempo admiram as belezas da natureza e da vida animal que descobrem ao longo do caminho.