Mais de 15 mil mortos e 25 mil casos suspeitos ocorreram em todo o mundo nos três primeiros meses do ano. é em África que há mais casosMais de 15 mil mortos e 25 mil casos suspeitos ocorreram em todo o mundo nos três primeiros meses do ano. é em África que há mais casos a Nigéria e o Níger são os países mais afectados por casos suspeitos de meningite, nos três primeiros meses deste ano. Num total de 25 mil suspeitas e 15 mil mortos, a grande maioria ocorreu na chamada faixa africana da meningite, que se estende do Senegal à Somália.
Estes dois países registaram a maior parte dos casos: no norte da Nigéria há relatos de 17462 casos suspeitos e 960 óbitos; no Níger, o número de casos suspeitos é menor (4513), mas já há mais mortes (169), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Neste momento estão em curso campanhas de vacinação nos dois países, com o apoio da OMS, da UNICEF e da organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras.