Mapa digital e interactivo pretende ajudar os agricultores africanos a melhorar as suas colheitas, através de uma informação mais precisa sobre o tipo de solos que trabalham
Mapa digital e interactivo pretende ajudar os agricultores africanos a melhorar as suas colheitas, através de uma informação mais precisa sobre o tipo de solos que trabalhamOs agricultores africanos com dificuldades devido a más colheitas poderão, futuramente, recorrer aos serviços de um mapa digital, sobre os solos do continente. O projecto pretende fornecer informações sobre os solos africanos e aconselhar os trabalhadores e legisladores agrícolas sobre as melhores técnicas de colheita. as terras da África Subsariana serão as primeiras a serem estudadas, embora o projecto pretenda englobar todo o continente. O orçamento é de 18 milhões de dólares.
Os cientistas do Centro Internacional da agricultura Tropical (CIaT) já estão a trabalhar para a sua realização. Estão a ser recolhidas e analisadas amostras de solo, de várias partes do continente africano. Poderão proceder a uma avaliação dos nutrientes presentes nas mesmas. O objectivo é obter-se um mapa interactivo, on-line, que possa ajudar qualquer pessoa e, em particular, os agricultores a lidar com solos deficientes em nutrientes.
Do agricultor no campo, até ao secretário-geral das Nações Unidas, precisamos de informação precisa sobre os solos, afirmou Pedro Sanchez, parceiro do projecto, citado pela africa Today. O mesmo referiu ainda a importância destas informações para o continente africano que conta com os solos mais pobres do mundo. Segundo a mesma fonte, apenas 10 por cento dos nutrientes, utilizados pelos trabalhadores agrícolas do resto do mundo, são aplicados eficazmente pelos agricultores africanos, nos seus campos.
No entanto, regista-se um aumento na procura de alimentos. Facto esse, que pode ser resolvido com informação actualizada, segundo o director do Instituto de Fertilidade e Biologia dos Solos Tropiais da CIaT.com mapas do solo precisos, sabemos que os agricultores podem aumentar as suas colheitas em cerca de 60 por cento, e por vezes, até o dobro argumentou.